Um bolo de cenoura com cobertura de chocolate numa tarde de neura

Sentei-me exausta, por coisa nenhuma, em frente da televisão. Agarrei no comando sem grande convicção, percorri cada canal sem interesse em nenhum deles…
Desliguei…
…voltei a ligar, talvez na tentativa de encontrar… nem sei muito bem o quê…
…detive-me na RTP2.
Falava-se de uma raiz que brotou pela primeira vez no Afeganistão e se disseminou pelo Mediterrâneo, falava-se de “carotte”, “carota”,” karoton”.
Aprendi que foi no século XVII, na Holanda , que a cenoura despontou e que a sua linda cor se tornou o símbolo da independência holandesa.
Sobretudo fiquei com a certeza que esta minha amiga cenoura, transformada em xarope de criança, é cultivada em Portugal com muito boa qualidade.

Depois , o Chefe Henrique Sá Pessoa, com aquela facilidade que o caracteriza, levou-me a saborear um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. A receita é muito simples e este bolo de quatro ovos fica bastante grande.
A neura foi-se na primeira dentada!


Ingredientes para o bolo:
  • 300g de cenouras
  • 4 ovos
  • 1 chávena de chá de óleo (não enchi a chávena)
  • 2 chávenas de chá de açúcar
  • 3 chávenas de chá de  farinha
  • 1 colher de fermento

Ingredientes para a cobertura :
  • 1 tablete de chocolate negro
  • 25 g de manteiga

Prepaparção:

Não tenho robot, por isso, descasquei as cenouras, cortei-as em pequenos pedaços e reduzi-as a puré no  1 2 3.
Coloquei o puré numa tigela, juntei as gemas,  o açúcar e o óleo e mexi muito bem. Adicionei a farinha e o fermento e, por último, envolvi as claras em castelo bem firme.
Coloca-se numa forma bem untada e vai ao forno a cozer.
Depois de desenformado cobre-se com o chocolate, que derreteu com a manteiga.

18 comentários:

  1. Que boa maneira de passar a neura. Esse bolo ficou uma delicia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mané!Este bolo é um dos meus preferidos, lá no Brasil, é um clássico. O teu está com um aspecto divino, com essa rica camada de chocolate a neura evaporou-se num instante, de certeza!Só de olhar já fiquei feliz!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Nada para acabar com a neura como um bolo :) Gosto muito desta combinação. O teu ficou lindo. Beijos

    ResponderEliminar
  4. que delícia!!!

    bolinho de cenoura é tudo de bom!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Mané, o bolo ficou bem grande realmente nem parece que levou só 4 ovos! Com uma fatia dessas passa a neura a qualquer um! :)
    O bolo ficou lindo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Que lindo bolinho! Também vi esse programa e adorei todas as receitas e fiquei cgeia de vontade de fazer todas!

    Aliás como todos os programas desses!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Com este bolo passa logo a neura a qualquer um! Também vi a receita do chef Henrique Sá Pessoa e apeteceu-me logo correr para a cozinha e fazer! Ficou lindo Mané, parabéns.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. O interior do bolo está mesmo fantástico!

    ResponderEliminar
  9. Mané acabaste com a neura da melhor forma :) o bolinho ficou delicioso.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. A minha avó costumava fazer-nos xarope de cenoura :)
    Ainda bem que da neura saiu este bolo, parece delicioso!

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Por acaso vi o programa no Domingo e o bolo ficou-me no olho :) O teu ficou fantástico!

    ResponderEliminar
  12. Fiquei muito contente por termos o mesmo bom gosto! Um bolinho deste sabe tão bem e é capaz de acabar com todas as neuras... ou quase todas
    BJS

    ResponderEliminar
  13. Aff.. adoro... é um dos meus bolos prediletos.

    ResponderEliminar
  14. Para mim, bolo de cenoura tem sabor de infância!
    Excelente receita.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada por cada um dos vossos comentários, também eles contribuira para eu alargar o meu sorriso
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Esse bolo está com uma cara ótima...fiquei com água na boca com essa cobertura...hummm!!!
    E adorei seu blog,já tinha estava por aqui,pensava que já te seguia,mas...agora sim,já estou seguindo,pois quero voltar em breve pra conferir tudo por aqui com mais calma!!!
    Grande beijo!

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Fantástico bolo, Mané! Te respondi lá no meu blog, mas quero repetir que estou impressionada com a perfeição do seu bolo! =) Ficou tão alto, tão lindo e apetitoso que me apeteceu logo experimentá-lo!
    Obrigada, Mané! =)
    Beijinhos***

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...