Rolo de peixe e courgette para Brian De Palma

Gosto bastante de cinema, mas raramente vou, não tenho tempo... não tenho nem sequer uma nesguinha de tempo!
Há ainda um outro problema: sou péssima para nomes e raramente decoro um nome à primeira, então se forem de atores, realizadores, ou..., muito menos. Assim, o  desafio lançado pelo Menú Verde, não foi propriamente fácil.
No entanto, eu não poderia faltar à iniciativa da Ana.
Quem é que seria o meu convidado?

Veio-me à memória um episódio que não vou esquecer, nunca, mesmo quando for muito velhinha...
Lembro-me de estar a sentir uma enorme necessidade de descontrair e, num repente, resolvi entrar num cinema e comprar um bilhete para a sessão mais coincidente com aquela precisa hora. Não vi títulos, não vi atores, não vi realizadores. O que vi foi, pura e simplesmente, uma sala de cinema que me iria oferecer um espaço bem mais agradável, pois fazia um calor de rachar, onde poderia descansar e descontrair, ao mesmo tempo.
As luzes apagaram-se, os anúncios chegaram e...o filme começou... e... "dressed to kill", foi o titulo que apareceu no ecrã.

- Aiiiiii - gritou a minha vozinha interior - tu queres descontrair, certo?!

Lembro-me de ter visto a maior parte do filme apenas com um olho e tão encolhida, mas tão encolhida na cadeira, que as dores musculares eram intensas e prolongaram-se para lá do tempo que estive em sala.

Este jantar serviu para dizer a Brian De Palma aquilo que ele já sabe: ele é, na realidade, um excelente realizador de suspense.
texto revisto por Eunice Duarte

Rolo de peixe e courgette

ingredientes:

  • 2 courgettes
  • 1 posta de salmão
  • 1 posta de pescada
  • 1/2 pimento vermelho
  • 100g de manteiga derretida
  • 6 folhas de massa filo
  • 2 dl  de molho bechamel
  • salsa
  • sal
  • pimenta

Preparação

  1. Ligue o forno a 160ºC. Corte as courgettes em tiras e escalde-as em água a ferver com sal. Arrefeça-as em água fria, escorre-as e seque-as num pano
  2. Coza o peixe em água temperada com sal e lasque-o. Corte o pimento em tiras.Pincele as folhas de massa com manteiga derretida e una-as duas a duas.
  3. Misture o salmão e a pescada com o molho béchamel
  4. Espalhe as tiras de curgette sobre as folhas da massa, cubra com a mistura do peixe e termine com o pimento
  5. Enrole cada porção de massa e leve a cozer, a meio do forno, durante 30min
Fonte: Especial Massas de pastelaria (Mulher Moderna nº 53)

18 comentários:

  1. Não conheço muito bem o trabalho de Brian de Palma. Assim de repente, só me lembro do Carrie e da cena do sangue a cair sobre a pobre da Sissy Spacek :) Também nunca me esquecerei dela :) Mesmo não conhecendo muito bem o senhor, acredito que não ficasse indiferente a esse rolo. Quem ficaria? Um beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Mané, acho que temos mais uma coisa em comum... nomes! Também sou terrível para memorizar nomes de atores, realizadores, encenadores, etc. Já com os miúdos da escola é a mesma coisa,lol.
    Não conheço o teu convidado, mas de certo que não lhe ia achar muita graça, pois parece que realiza filmes de terror... e eu não aprecio. Ja chega o terrro das nossas vidas ;)
    Já o teu rolinho tenho a certeza que ia adora :) Gostei muito.
    Excelente participação ;)

    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Este rolinho, deve ter ficado uma delicia!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Mané, fizeste-me rir com o teu episódio de descontracção no cinema :)
    Gostei da tua escolha de convidado. Eu adoro cinema e filmes, mas hoje em dia tenho muito menos tempo para dedicar a tudo o que gostaria de ver. Vou pouco às salas de cinema (pelos preços praticados) mas alugo e vejo muito em casa.
    E adorei o teu rolo, mesmo ao meu gosto, com o peixe e courgette. Acho que até tenho essa revista.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Que maravilhoso rolo de peixe!

    Deixaste-me cheia de vontade de fazer!

    E gostei mesmo muito da escolha! Ele é realmente um mestre do suspense!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Mané,
    Não sei o que foi feito da minha memória que fixava os nomes de todos os actores, filmes, realizadores, músicas, bandas, tudo, tudo. Hoje já não sou assim. Esqueço-me de tudo, mas um episoódio desses de certeza que não esqueceria.
    Adorei esse rolo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. adorei o rolo e aposto que este excelente convidado também o adorou :) um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Acho que o Brian vai gostar com certeza...Mas se não gostar pode sempre enviar-nos o rolinho de peixe...
    Bjinhes do Algarve

    ResponderEliminar
  9. Manela, conheço perfeitamente esse filme e percebo bem a tua reacção. A escolha do realizador foi óptima e a da receita, bem, nem se fala.
    gostei imenso.
    Beijinhos e boa semana
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Mané, belo episódio, ir a cineminha para descontrair e... sair na rifa o "dressed to kill"!!!ahahah
    Apesar de adorar cinema, não conheço muito desse realizador, mas acredito que tenha adorado o belo jantar que lhe preparaste, eu pelo menos acho que o aspeto é fantastico!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga,
    Este pratinho está mesmo ao meu gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. hehehe! Oh Mané, sabes que me aconteceu a mesma coisa, mas com o sangrento filme 300! Olha nunca mais! lol
    Um grande bem haja pelo esforço extra que fizeste para estar presente em mais uma edição!
    A tua ementa está mesmo ao meu gosto! Adoro coisinhas assim com um aspecto sumarento hmmm... :)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  13. wow..looks & sounds delicious...great idea..!
    new to your space
    awesome space you have
    happy following you..;)
    do stop by mine sometime
    Tasty Appetite

    ResponderEliminar
  14. Olá Mané:)
    Também adoro cinema mas infelizmente vou poucas vezes por falta de tempo e também pelo preço dos bilhetes. Prefiro cinema em casa, sempre sai mais barato:)
    Das vezes que fui o filme foi sempre muito bem escolhido; terror e daqueles sem pés-nem-cabeça não fazem parte da minha lista):

    A sugestão do salmão com a courgette ficou com um aspecto fantástico e delicioso...

    boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Este rolo de peixe esta com um aspecto delicioso!parabens pela sugestso! bjinhos e resto boa semana

    ResponderEliminar
  16. Mané,
    Conheço perfeitamente o filme, e fiquei agora com vontade de o rever. Ainda há umas semanas vimos..ai que já estou como tu com os nomes....aquele filme dele com o actor que faz filmes de vampiros e é claustrofobico...não me lembro...adiante..
    excelente receita!!
    Espero que esteja tudo bem por ai, aqui na mesma... será que é qd for a Portugal da próxima vez que vamos tomar um cafezinho?

    bjsbjsbjs

    ResponderEliminar
  17. Fico feliz por saber que existem mais pessoas como eu, Mané...nomes de atores, músicos, realizadores ... esqueço quase tudo ahahhah!
    Por outro lado, não esqueço um filme que vi, mesmo que não saiba o titulo! Basta começar a desfilar as imagens e snap...tudo vem á memória! Eu já vi este filme...é uma frase corrente e o meu marido brinca muito com ele.
    A tua receita tem um ótimo aspeto, é digna de qualquer realizador!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. O rolo ficou um espectáculo.
    Quanto ao episódio do cinema deu-me vontade de rir... um momento de descontração virou uma tortura!!!
    A mim aconteceu-me uma coisa do género, mas era um filme francês, em que entrei e sai e pedi para mudar de filme :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário:)
Se só pode optar pelo perfil "anónimo" por favor assine.
Obrigada
:):)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...